História da ALSA

Para conhecer as origens da empresa é preciso recuar ao século XVIII, onde no porto de Leitariegos, na montanha asturiana, os antepassados da família Cosmen se dedicavam ao transporte de mercadorias e passageiros para Castela através do porto de Leitariegos, pelo menos desde 1728.

As estradas ocidentais das Astúrias do final do século XIX testemunharam o nascimento da nossa empresa que realizava o trajeto Luarca-Oviedo em 15 horas. Anos mais tarde, em 1899,"El Luarca, automóviles de viajeros", melhora este tempo em oito horas com os recém-adquiridos automóveis de vapor, os primeiros da empresa.

No início do século XX, a sociedade sofre uma profunda transformação: os avanços tecnológicos permitem substituir a tração animal pelas máquinas de vapor e pelos motores de explosão.

O transporte de passageiros e de mercadorias é de vital importância, tanto pelo comércio,como por propiciar o desenvolvimento e o intercâmbio sociocultural entre as comunidades.

A zona ocidental das Astúrias descolava numa trajetória de desenvolvimento económico. A "Automóviles El Luarca" participa nesse crescimento realizando a sua primeira viagem com um automóvel de motor de gasolina em junho de 1916.

Com base na experiência acumulada, a sociedade Automóviles Luarca, S.A. (A.L.S.A.) foi constituída em 1923, que materializou numa estrutura moderna as fundações das várias atividades relacionadas com o transporte.

A década de 60 marcou um ponto de inflexão na sua história: José Cosmen entra então para a empresa, e sob a sua direção e liderança, começa o constante crescimento da empresa até se converter no maior grupo espanhol de transporte de passageiros por estrada e o único presente em vários continentes.

Em 1964 arrancou a primeira linha internacional Oviedo-Paris-Bruxelas e o serviço regular Astúrias-Madrid. Estas novas incursões permitiram direcionar os seus vetores para outros pontos da Europa (Suíça e Portugal), ampliando gradualmente a rede de transporte e chegando a novas comunidades de Espanha.

Oprocesso de internacionalização fora do âmbito europeu foi iniciado em 1984 com a implantação na República Popular da China. O passo seguinte foi a entrada no Reino de Marrocos, mediante a adjudicação da gestão do transporte urbano de Marraquexe, obtida em 1999, à qual se seguiu Agadir e mais recentemente as cidades de Tânger e Khouribga.

Empresas de ponta nas respetivas regiões (Galiza, Cantábria e Castela e Leão) passaram a fazer parte da Alsa nos anos 90. Em 1999, Alsa adquire a empresa pública Grupo Enatcar.

Avançando para o presente, o momento mais importante está marcado pela integração em 2005 com o operador britânico National Express Group, e mais recentemente, a aquisição em 2007 do Grupo Continental Auto, o segundo operador nacional de transporte de passageiros por estrada.

Outro dos marcos da nossa história recente é a celebração, a 20 de abril de 2023, do primeiro centenário da Alsa.